Back to Blog de Casamento - Dicas Para Noivas Casar com Tranquilidade
diy decoração -petalas para despedida dos noivos

DIY Decoração Para Mesas de Casamento: 6 Idéias Para Personalizar a Mesa dos Convidados

DIY Decoração Para Mesas de Casamento

6 Idéias Para Personalizar a Mesa dos Convidados (DIY Decoração)

Quando sonhamos com a festa de casamento, esperamos que seja uma ocasião única, memorável, criativa e pensada especialmente para nós, para ficar eternamente em nossas lembranças.

Por isso, a prática DIY (Do It Yourself – Faça você mesmo), bem difundida fora do país, tem se popularizado muito aqui no Brasil entre os diversos temas festivos, possibilitando uma união de elementos que traduzam decorativamente esses sentimentos únicos.

Por que confeccionar artigos e decoração DIY no meu casamento?

Além de ser uma maneira prática de personalização, simples de se trabalhar e que garante uma economia no seu orçamento, os artigos DIY também favorecem uma singularização à seu gosto, principalmente quando o objetivo é um evento mais intimista.

As peças DIY têm se tornado comuns nas festas, justamente por se encaixar em vários estilos, combinando tanto com celebrações mais sofisticadas quanto as mais descontraídas.

Como decorar as mesas dos convidados, no modo casamento DIY?

No cenário de festividades, as mesas dos convidados personalizadas proporcionam um ambiente cheio de graça e uma recepção acolhedora, já que é o espaço em que seus convidados ficam reunidos a maior parte do tempo.  

Pensando nisso, separamos algumas ideias DIY criativas para a montagem e decoração da mesa de seus convidados.

1 – Numeração da mesa

Uma das partes mais essenciais para a organização, em relação aos convidados, é a disposição desses nas mesas.

Você pode confeccionar plaquinhas com números das mesas, associar o número ao centro de mesa, pode confeccionar uma arte que combine com a decoração e imprimi-la em papel mais firme, como a folha sulfite.

O que vai dar o diferencial é a criação da arte, independentemente de onde estará exposta a numeração.

2 – Nome do convidado

Mostrar que empenhou seu tempo e carinho na organização de cada lugar é gratificante.

Você pode apenas criar mini cartãozinhos com o nome do convidado, podendo adicionar alguma mensagem atrás dele.

A dica é buscar criatividade na forma que irá ilustrar o nome do convidado, abusando de fontes desenhadas (o que dá um ar requintado), contraste de cores e formas, enfim.

3 – Talheres

A desmitificação das regras de etiqueta no posicionamento dos talheres sobrepostos à mesa tem crescido, já que não é um evento de total formalidade, e com essa liberdade na organização, surgem ideias.

Nas mesas de casamento, você pode tanto juntar os talheres em um recipiente só, dentro de um vidro preenchido com pérolas, que dá um tom elegante, como também uni-los, fazendo uso de laços de fita, barbantes ou mini cartãozinho com nome de cada convidado.   

4 – Guardanapos

Esse tipo de acessório é um belo exemplo para abusar da imaginação. O primeiro passo a decidir é sobre se fará o uso de guardanapos de papel ou pano.

Os de papel são mais simples, porém com toques especiais ficam lindos, que com a ajuda de tintas antialérgicas e carimbos você pode estampar o que lhe agradar, resinificando a cerimônia.  

Os de pano, geralmente, dão mais trabalho, mas deixam o ambiente mais refinado. Nesse tipo, pode-se pensar em tecidos com estampas geométricas, relevos e cores diferentes que combinem com a decoração, na qual é válido a combinação de uma estampa em contraste à cor escolhida.

5 – Anéis para guardanapos

Qualquer mínima peça fará diferença na aparência da mesa dos convidados.

Uma opção então, é confeccionar o anel de guardanapo, na qual em uma celebração mais campestre pode-se usar material como juta com aplicações em pérola, equilibrando o ar despojado com a delicadeza das pérolas (tons rosados estão em alta), ou pensando em algo mais romântico e sofisticado, aposta-se em flores (mosquitinhos também são muito utilizados em celebrações matrimoniais), envoltas por fitas de tecido em forma de laço, tome cuidado apenas com o tipo da flor (para não soltar resíduos) e tamanho da flor e fita sobre o guardanapo, para não o cobrir totalmente.

Uma aposta que vem ganhando espaço é o porta-guardanapo em conjunto com o Menu, na qual além de ficar informativo também pode ser personalizado.

6 – Pétalas para despedida dos noivos

A tradicional chuva de arroz ainda é uma saudação muito usual nos cerimoniais de casamento, porém pétalas para despedida dos noivos têm ganhado espaço. Uma maneira de personalizar ainda mais esse detalhe é criando as embalagens em que as pétalas ficarão guardadas, na qual pode-se usar cones de papel nas cores da decoração, contendo escritas das iniciais ou nomes dos noivos, mini caixinhas, enfim, sua criatividade é o diferencial.

Se agradou das nossas dicas? Então, inspire-se e mãos à obra. Produza peças DIY, que tragam inovação, melhor custo-benefício e um charme especial ao seu tão sonhado casamento.

Conceitue, embeleze e personalize seu casamento, simplesmente investindo um tempinho e dedicação à mesa dos convidados.

 

social position

Deixe uma resposta

Back to Blog de Casamento - Dicas Para Noivas Casar com Tranquilidade