EventusClub - Seu site com dicas de como planejar um casamento
CasamentoFesta de Casamento: como fazer?
Festa de Casamento 2017 como fazer Créditos: Lapis de Noiva

Festa de Casamento: como fazer?

Festa de Casamento: como organizar ?

O frio na barriga e os preparativos para a festa de casamento estão tirando seu sono? Calma, nós vamos te ajudar a organizar o seu casamento com dicas preciosas. Acompanhe a seguir.

Local, vestido, decoração, buffet, fotógrafo, filmagem, orçamento, fornecedores. Esses são apenas alguns dos itens da agenda dos noivos. Por essa razão, ter de se desdobrar para resolver tudo isso pode assustar. Afinal, disso depende uma festa de casamento perfeita. Mas por onde começar? Saiba agora.

Como Planejar Um Casamento

1 – Data do Casamento

Já marcou a data? Ok. Esse é o primeiro passo para dar início ao planejamento da festa de casamento. O motivo é muito simples: não se deve fazer uma preparação pensando em uma data que não se sabe se será o grande dia mesmo.

A igreja tem uma grande agenda, e você precisa, antes de tudo, ter a sua data fechada para começar a fazer as pesquisas e cotações.

2 – Convidados

Não, ainda não é o momento de enviar os convites de casamento. A questão é que você precisa ter uma ideia de quantos convidados terá na sua festa para saber o tamanho do salão que você precisa.

Se você precisa de muito espaço para o conforto de todos, por exemplo, um ambiente pequeno não será agradável para o evento especial.

3 – Orçamento

De quanto você dispõe de verba para a festa de casamento? Tenha o valor em mente para poder contratar os serviços. Mas lembre-se de que, quanto mais cedo começar a organização, melhores são as chances de conseguir bons orçamentos e descontos.

Qual será o custo por pessoa da sua festa? Faça esses cálculos para não ter surpresas pouco antes do dia do casamento.

4 – Local da Festa

Agora vamos para o local da sua festa. Uma vez que conseguiu marcar a data, terá com precisão o dia e horário da comemoração.

Também bastante requisitado, o salão de festas deve ser reservado com antecedência. Já decidiu por um local que tem a cara dos noivos? Ainda não?

Pois bem. O que considerar: se você já sabe quantos mais ou menos serão os convidados, você deve buscar um espaço que comporte a todos de uma forma agradável na festa de casamento.

Quantas mesas serão necessárias? Há cadeiras para todos? Ficarão bem localizadas e com um espaçamento adequado para que os convidados possam ir e vir como e quando quiserem? Acesso fácil à pista de dança?

Você tem o interesse de mesclar a decoração com um bom jogo de luzes? Então é bom que verifique com o salão se é possível fazer isso. E o som? Quer uma banda ou um DJ? É fundamental avaliar se a estrutura do local oferece exatamente aquilo que você pensou para a sua festa de casamento.

Um bom salão para realização de casamento tem estacionamento e segurança, o que garante tranquilidade de que os convidados poderão ir embora para casa sem passar por apuros. Você deseja que haja um manobrista? Consulte a disponibilidade.

5 – Cerimonialista

Você já deve ter percebido que realizar uma festa de casamento não é fácil e demanda tempo. Com um profissional da área coordenando tudo, os noivos conseguem seguir com seus compromissos normalmente e deixar tudo nas mãos de quem entende do assunto.

Noivos também são profissionais, pais e nem sempre têm muito tempo disponível para se dedicar aos preparativos como gostariam.

Mas nem por isso irão se descuidar da sua festa. Por esse motivo é que muitos contratam um cerimonialista.

Além disso, ter um cerimonial cuidando da festa de casamento é muito importante, pois ele é especialista no assunto e vai cuidar para que o seu dia seja impecável. Ele faz um cronograma de tudo para que os fornecedores entreguem os serviços a tempo e reduzir ao máximo a chance de problemas.

É o cerimonialista, inclusive, quem organiza o cortejo da cerimônia de casamento e quem cuida do buffet da festa. Ou seja, ele estará atento a tudo o que diz respeito à sua data inesquecível.

Um profissional experiente tem dicas e ideias que podem colaborar ainda mais com o seu casamento. Ele será seu braço direito até que o sonho do casal seja realizado.

6 – Decoração

Nesse ponto, você começa a olhar para o salão já imaginando onde ficará cada lindo detalhe. É hora de pensar em como irá decorar o ambiente, o que vai depender do gosto do casal e do estilo do casamento que pretende.

Comece a buscar referências e converse com fornecedores. Se o casamento for no verão, o cuidado com os arranjos de flores é dobrado. Elas precisam estar frescas, porque ninguém quer ter flores murchas na festa de casamento, não é mesmo? E nem na cerimônia.

Para que isso não aconteça, o fornecedor e a organização do casamento precisam estar bem afinados, para que tudo corra como planejado.

7 – Vestido de Noiva

Já sabe qual será o seu vestido de noiva? Qual modelo combina com a sua personalidade e te faz se sentir maravilhosa? A decisão é toda sua.

Considere que o vestido tem tudo a ver com tipo de casamento que você está planejando. Um casamento clássico pede convites clássicos e um vestido…clássico. É como se tivesse que escolher um tema para o seu casamento, onde tudo combinasse de uma forma bonita.

O vestido de noiva perfeito é aquele que você veste e se emociona, pensando que sempre esperou por ele. É química, emoção, ansiedade e amor. Só quem pode decidir a melhor escolha é você. É o seu dia, seu vestido, suas lembranças.

Nem precisamos dizer que a busca pelo vestido ideal deve começar cedo. E, se ele precisar de ajustes mais tarde, pelo menos você já terá a garantia de ter o traje do casamento.

Mas, cuidado: a ansiedade normal da noiva pode fazer com que ela coma acima do desejável ou besteiras e fazer com que seu número aumente. Sem desespero! Tenha uma costureira à sua disposição para ajustá-lo para a cerimônia e festa.

8 – Buffet e Cardápio

Contratou um buffet de casamento de confiança? É fundamental ter uma equipe competente para servir os seus convidados na festa de casamento.

É muito desagradável quando se sabe, no dia seguinte, que o seu evento não foi tão bom assim, que a comida estava fria, ruim ou o garçom mal chegou até a mesa.

Um bom serviço deve ser feito de boa comida e profissionais que atendem com atenção e carinho os convidados da sua festa de casamento.

E quanto ao cardápio? Tem algo em mente? É prudente pensar em servir algo que agrade a todos. Que desde a criança ao adulto e idoso todos gostem da refeição. A intenção é mimar as pessoas que você tanto gosta que convidou para partilharem desse dia com você.

Um cuidado importante é que, havendo convidados vegetarianos, haja uma opção para eles ou, ainda, tenha uma entrada que consiga deixá-los satisfeitos.

Um frango marroquino, feito com bastante amendoim, não é uma opção de alimento para pessoas que têm alergia, certo? Busque um prato que seja o mais democrático possível. E, se quiser incluir uma variedade maior, escolha mais opções para o cardápio.

Tenha em mente também que o cardápio pode ser escolhido de acordo com o estilo definido para o seu casamento. Se serão pratos mais sofisticados ou não, saborosos, porém simples, etc.

9 – Fotografia e Filmagem

Para eternizar o momento de grande felicidade, a fotografia e a filmagem de casamento são fundamentais. Daqui a muitos anos, você ainda terá o registro da sua festa de casamento para mostrar aos netos e bisnetos.

Enquanto a emoção fica guardada no peito, os registros te fazem voltar no tempo e reviver tudo por quantas vezes quiser.

É um investimento em memória, e você não vai se arrepender nem por um instante dele. Mas, para isso, você precisa contratar uma boa equipe, que se comprometa em dar o melhor de si para te entregar o resultado que você espera.

Por isso não escolha qualquer fotógrafo e qualquer cinegrafista para um dia tão único como uma festa de casamento. Converse antes com cada um para se decidir e opte pelos profissionais que demonstram ter sensibilidade e boas ideias.

Enfim, o que vale é ser alguém com experiência no segmento de casamento e que seja dedicado.

Festa de casamento 2017

Festa de casamento 2017 – Créditos: Blog Vestido de Noiva

E Qual o Estilo do Casamento?

Como você está adentrando o mundo da realização de casamentos agora, deve estar se surpreendendo com tantas informações e variedades.

Pois é. Um acontecimento tão memorável como esse merece que tudo seja feito com paciência e amor em todos os seus detalhes.

E a escolha do estilo do casamento diz muito a respeito dos noivos. Não é aconselhável que ele fuja completamente do seu gosto só porque um estilo “x” está na moda. Inclusive, não se guie cegamente por tendências. Busque referências usáveis, mas mantenha a sua essência sempre.

Mas vamos voltar ao assunto estilo. Imagine um casal alternativo e despojado que um belo dia resolve se casar e realiza um casamento tradicional.

Não que não possam gostar, porque as aparências enganam, mas é mais provável que eles queiram fazer algo nessa linha mais “original” e que destaque a personalidade única dele.

É isso que enriquece uma festa de casamento. Os convidados conseguirem identificar no evento o toque pessoal dos noivos.

Está ainda perdida e em busca do estilo que combine com os dois? Confira agora alguns tipos de casamento já consolidados e bem requisitados.

  • Clássico

O casamento clássico tem uma elegância que se vê de longe, em cada detalhe, desde a renda do bordado da toalha nas mesas do salão.

E nem precisa ser caríssimo para ser considerado clássico e fino. Basta ter bom gosto e um refinamento na escolha da decoração e cardápio, por exemplo. Muitas vezes, o menos é mais em uma festa de casamento.

O clássico é querer candelabros românticos e tradicionais. Achar que sonhou por tanto tempo com o seu dia que deseja chegar ao local como uma verdadeira princesa.

É ficar ansiosa pela valsa e desejar que seus convidados sejam servidos à Francesa por achar que essa é uma forma de fazê-los se sentirem ainda mais especiais para vocês.

 

  • Rústico

 

Fibras naturais, palha, trigo, flores do campo, desidratadas. Móveis de madeira sem tratamento complementam essa ideia de “natural”.

Mas se o meu casamento não será no campo, e eu desejo uma festa de casamento chique, eu consigo fazer no estilo rústico mesmo assim? É claro que consegue!

Misture elementos que transitam nos dois estilos e que combinam bem. Você pode usar lamparinas para decorar e iluminar a festa, mas usar velas dentro de vidros também. Um visual simples, mas com efeito sofisticado.

Arranjos de flores com acabamento em juta ficarão charmosos. A rusticidade e a simplicidade deixarão a decoração da festa de casamento bastante clean.

 

  • Retrô

 

Gosta de itens antigos e gostaria, por exemplo, de ter uma penteadeira na recepção para os seus convidados admirarem? Esse será certamente um cantinho de muitas fotos.

A renda, o tule e os babados (moderados) dominam o estilo. Móveis provençais e rosas delicadas dão o toque que você deseja, naquele charme inconfundível de tempos antigos.

Lâmpadas penduradas estrategicamente com luzes amareladas ficam muito bonitas. Além dos arranjos de flores, cachepôs são uma ideia bem “vintage”.

Ah! Vasos envelhecidos, com leve desgaste, serão um grande destaque na sua festa de casamento. Ao lado dos sofás, no chão, enquanto convidadas conversam informalmente, eles ficarão maravilhosos.

Na onda retrô, as pérolas também são muito valorizadas. Essa é uma boa dica para adicionar detalhes personalizados ao bolo de casamento.

 

  • Minimalista

 

Minimalista não é simples, embora você possa sim fazer um casamento com decoração básica. A decisão é sua sempre! Mas, quando falamos de minimalismo, pensamos em alguns pontos de destaque apenas, com elegância, mas sem muitos elementos.

Flores brancas, arranjos com suculentas, velas em vidro transparente, jogo americano em trama de palha. Sem exagero, apenas lindo em cada cantinho da festa de casamento. Perfeição define.

 

  • Divertido

 

Faltou mencionarmos o tipo de casamento divertido, descolado, que fica a critério dos noivos e seu nível de “humor”. Brincar com painéis com caricaturas dos dois é uma ideia bem bacana.

Times de futebol, motivo de discórdia “de brincadeirinha” também é interessante na festa de casamento. Afinal, comemoração precisa de alegria, e essa diversão será garantida.

Saiba Mais…

O que achou das informações? Ajudamos a se decidir por onde começar e sair do zero? O Eventus Club pode fazer ainda mais por você. Nosso site tem um time de fornecedores dos mais variados setores de casamento capacitados para fazer a sua festa de casamento ser um sucesso! Experimente nossa plataforma.

 

Natália Russell - Formada em Gestão de Recursos Humanos, atua como Assessora e Cerimonialista de Casamentos, 15 anos, Bodas, entre outros eventos há aproximadamente 10 anos. Atuou e ainda atua coordenadora, promotora, recepcionista, credenciamento, plenária em Eventos Corporativos e Governamentais há mais de 10 anos. Possui experiência e cursos em diversos segmentos de eventos nos quais destaca-se:  Projeto e Produção para Shows e Eventos  Gestão e Logistica para Shows e Eventos  Técnico de Turismo e Hotelaria.  Curso de Gestão de Eventos.  Curso de Precedência e Segurança de Autoridades  Curso de Logísticas das Atividades de Cerimonial e Segurança em Eventos com presença de Autoridades. Atualmente atuando principalmente nos ramos de Congressos e Cerimonial de Casamentos é fundadora do Portal sobre Casamentos Eventus Club - https://eventusclub.com.br

Quem Somos

Autem dicant cum ex, ei vis nibh solum simul, veritus fierent fastidii quo ea. Cu solum scripta pro. Qui in clita everti propriae, vidit voluptaria cum ne, at nec sint movet