EventusClub - Seu site com dicas de como planejar um casamento
CasamentoConheça as vantagens e desvantagens de fazer um casamento na praia
Conheça as vantagens e desvantagens de fazer um casamento na praia

Conheça as vantagens e desvantagens de fazer um casamento na praia

Conheça as vantagens e desvantagens de fazer um casamento na praia

 

Sol, mar, brisa leve e areia nos pés. Não tem como definir de outra maneira um casamento na  praia, além desse romântico cenário!

 

Uma das escolhas preferidas de casais durante a pandemia, o casamento na praia confere um ar natural, com um quê a mais de beleza.

 

No entanto, realizar um casamento na praia também requer organização e planejamento, uma vez que ainda pode-se encontrar um fator crucial: o clima.

 

Para que vocês não passem por surpresas em meio ao preparo, separamos as principais vantagens e desvantagens de realizar a cerimônia deste momento tão especial à beira-mar.

 

Vantagens de um casamento na praia

 

Optar por um destination wedding como este é uma variação muito criativa de cerimônias mais tradicionais.

Além do visual totalmente paradisíaco, realizar um casamento na praia oferece aos convidados a oportunidade de sair da rotina  e ter a experiência de estar  em uma bela paisagem. Para isso, não hesite em procurar acomodações confortáveis, adequadas, que atendam os requisitos de segurança e higiene, que atendam o casal e os seus convidados.

 

Muitas empresas disponibilizam pacotes inteligentes para hospedar um número estipulado de pessoas aos arredores da praia em que realizarão o casamento. Imagine a alegria dos convidados de poderem celebrar essa união em um lugar tão fantástico?

 

Brasil, lugares de praias magníficas

Nosso país possui uma das maiores riquezas naturais, que são as encostas e o litoral.

Se a escolha do casal for por praias mais restritas, a imensidão de espaço é um diferencial incomparável com qualquer outra escolha.

Pensem nas belíssimas fotos que vocês podem registrar para este momento?

Um casamento na praia pode ser eternamente lembrado por sua beleza.

 

A escolha é um diferencial sem comparação

Como já mencionamos anteriormente, a forma de celebrar a união é, em geral, uma decisão singular dos noivos. Na ocasião de um casamento na praia, a decoração e o vestuário ficam a critério da personalidade e do estilo de cada casal.

 

Alguns noivos optam por casar-se descalços, com ternos claros e vestidos para lá de leves. O floral domina a cena, com arcos rústicos em madeira delicada.

 

Além disso, o cuidado com os convidados também é fundamental, a começa no convite, lembrando a todos eles que o casamento requer roupas mais leves, tons claros e sapatos sem salto fino.

 

Na entrada da cerimônia, cabe também deixar um espaço de boas-vindas. Por lá, os convidados poderão beber água, trocar os sapatos por chinelos e receber leques para aproveitarem e se refrescarem.

 

Uma lembrancinha com protetor solar, por exemplo, é delicada e de bom tom.

O casamento na praia é uma opção intimista

Especialmente pelo momento pandêmico em que nos encontramos, esta é uma vantagem que leva a ideia para um provável sucesso.

Ao optarem por um ambiente tão aberto e amplo, como em um casamento na praia, vocês asseguram muito mais facilmente normas de distanciamento social com beleza e intimismo, o que agrega um valor sentimental muito maior para quem participa desse momento com vocês.

 

Contudo, é preciso lembrar que um casamento praiano enfrenta desafios naturais, o que exige planejamento. Por ser uma opção bem aquém da norma, é fundamental conhecer algumas dificuldades que podem surgir também – é preciso lembrar de inconvenientes como areia, sol excessivo e calor.

 

Considere realizar a cerimônia fora do horário entre 10h e 14h, já que a maré está alta, o sol a pino, há possibilidade de ventania e as fotos podem não ficar tão boas por conta da expressão de todos sob o sol forte.

 

 

A decoração não será um problema

O ambiente por si só já é todo um evento. Em geral, ao optarem por um casamento na praia, os casais fazem escolhas dentro da norma simplista: cadeiras mais rústicas, flores mais silvestres combinam perfeitamente com esse ambiente natural, sempre pensando em aspectos que deem leveza e naturalidade para a decoração se integrar ao cenário.

Uma dica importante é criar uma pasta com fotos que tragam inspiração de decoração. Desse modo, saberá como ornamentar com mais clareza a ocasião.

 

Desvantagens de um casamento na praia

 

Vários pontos devem ser considerados ao escolher um casamento na praia, como: exemplo:

 

  1. Qual a época de chuva da localidade?

Chuvas finas podem cair até mesmo no verão. É preciso organizar a cerimônia com atenção especial ao clima. Um desafio daqueles…

 

  1. Como é o ritmo do vento no horário em que vocês desejam se casar?

Devido ao fluxo de ventos que vem do próprio oceano, vocês podem enfrentar ventos mais fortes, busquem analisar bem a praia escolhida para definir um horário ideal.

 

  1. Observem o sol com atenção

Para casamentos na praia, o ideal é escolher a estação mais coerente e observar o lado regular da sombra pela manhã ou, no mais tardar, às 16h.

 

  1. Fiquem de olho no orçamento

A opção de casamento na praia não é das mais baratas, apesar de o mar estar ali, à disposição de todos. Será preciso desprender muito material para realizar o evento, o que pode ter um custo mais elevado do que vocês esperam. Portanto, certifiquem-se de quantas pessoas serão convidadas, como será a decoração e, o principal, dar entrada nas papeladas do estado (ou da cidade) em que haverá a cerimônia. Tudo isso deve ser acertado com bastante antecedência.

 

Para evitar riscos, deem preferência a praias menores, menos movimentadas e de clima mais estável, com sugestões de ambientes internos, no hotel, por exemplo, para receber convidados.

 

E, não se esqueçam: registrem este momento único na vida de vocês.

O dia pode ser revivido através de belas imagens por todo o casamento de vocês.

Converse com a nossa equipe!

Natália Russell - Formada em Gestão de Recursos Humanos, atua como Assessora e Cerimonialista de Casamentos, 15 anos, Bodas, entre outros eventos há aproximadamente 10 anos. Atuou e ainda atua coordenadora, promotora, recepcionista, credenciamento, plenária em Eventos Corporativos e Governamentais há mais de 10 anos. Possui experiência e cursos em diversos segmentos de eventos nos quais destaca-se:  Projeto e Produção para Shows e Eventos  Gestão e Logistica para Shows e Eventos  Técnico de Turismo e Hotelaria.  Curso de Gestão de Eventos.  Curso de Precedência e Segurança de Autoridades  Curso de Logísticas das Atividades de Cerimonial e Segurança em Eventos com presença de Autoridades. Atualmente atuando principalmente nos ramos de Congressos e Cerimonial de Casamentos é fundadora do Portal sobre Casamentos Eventus Club - https://eventusclub.com.br

Quem Somos

Autem dicant cum ex, ei vis nibh solum simul, veritus fierent fastidii quo ea. Cu solum scripta pro. Qui in clita everti propriae, vidit voluptaria cum ne, at nec sint movet