Blog

Do Que Preciso Para o Casamento Civil?

Back to Blog
Casamento civil - o que é necessário apresentar?

Casamento Civil: O que é necessário apresentar?

O Que Apresentar Como Documentos Casamento Civil ?

Antes de dizer o “sim” no altar, o casal precisa da papelada para o casamento civil. É aquela burocracia no cartório. Mas qual documentos casamento civil são necessários? Não se pode deixar para a última hora, viu? Saiba mais como funciona.

Sem atender a todos os requisitos, nada de casamento. Se você deseja ter as fotos da assinatura dos papéis na sua cerimônia de casamento, acelere o processo para apresentar a documentação e o que mais for solicitado.

Documentos Casamento Civil: O que é preciso?

1 – Antecedência

É necessário comparecer ao cartório para iniciar o processo com alguns meses de antecedência e saber o que é preciso para dar entrada nos documentos casamento civil.

Como pode demorar, você não vai querer correr o risco de jogar seu planejamento por água abaixo por não ter saído a documentação do casamento civil.

A recomendação é que procure o cartório cerca de 3 meses antes da cerimônia de casamento.

2 – Testemunhas

Para dar entrada no processo de habilitação, você precisa apresentar 2 testemunhas maiores de 18 anos para garantir a legitimidade do pedido. Estes devem ter em posse seus documentos de identidade originais.

3 – Solteiros

Pessoas solteiras devem apresentar célula de identidade de cada um, além da certidão de nascimento (documentos originais) e comprovante de residências.

4 – Divorciados

Os interessados em um novo casamento precisam apresentar a cédula de identidade e certidão de casamento com divórcio em averbação (documentos originais).

5 – Pagamento de Taxa

Quanto custa para casar no civil? Há uma taxa de pagamento do cartório a ser paga para o processo de casamento civil. O valor varia de localidade e cartório. Busque informações no cartório mais próximo de você.

6 – Noivo Menor de Idade

Caso o noivo ou a noiva tenha menos de 18 anos de idade (16 ou 17 anos), os pais deverão acompanhá-los ao cartório para dar o consentimento para a entrada na documentação do casamento civil.

No caso de pais falecidos, é necessário apresentar a certidão de óbito.

Já os pais que residem em outro local e não possam comparecer pessoalmente, podem ir até um cartório, assinar o termo de consentimento e encaminhar aos noivos. Assim, o casal poderá apresentar o papel ao cartório que iniciará os trâmites do casamento civil.

Menores de 16 anos não podem se casar apenas com a autorização dos pais. É preciso uma ordem judicial para validar o pedido.

7 – Documentos Complementares

Quais documentos necessários para casar no civil? Em casos especiais, como noivos estrangeiros, podem ser requisitados outros documentos para dar entrada no processo de casamento civil.

Informe sua situação ao cartório para que tenha tempo de providenciar todos os papéis necessários.

Regime de Bens

Um assunto delicado (afinal, não se casa pensando em um dia se divorciar), mas que precisa ser definido antes de dar entrada na documentação do casamento é o regime de bens do casal.

Pesquise sobre o assunto e, se necessário, converse com um advogado para que ele te oriente a optar pelo regime que melhor atende à vontade de ambas as partes.

Essa definição precisa estar clara para evitar possíveis problemas futuros em caso de pedido de separação.

As informações te ajudaram a ter uma melhor noção do que fazer para dar entrada no seu processo de casamento civil? Desejamos sucesso na sua união!

Mais Notícias

Para mais dicas e conteúdo para noivos, acesse o nosso site, voltado para os melhores eventos.

social position
Back to Blog